Você está aqui: Página Inicial / FAQ

Informações gerais

Qual é o papel do departamento?

Os Departamentos têm como principal função garantir o andamento dos cursos de Graduação da Universidade. Para tal, deve garantir a oferta de disciplinas para os cursos que as demandam, fornecer espaço físico aos docentes que o integram, gerenciar os espaços sobre os quais tem responsabilidade (laboratórios, salas de aula, etc.), entre outras atribuições. Maiores informações podem ser obtidas no Regimento Interno.

Como funciona a Docência Voluntária

É possível atuar oficialmente na Universidade como Docente Voluntário, quando existir demanda dos Departamentos. Este vínculo não prevê remuneração, garantindo apenas seguro preventivo de trabalho quando da efetivação do contrato. É necessário ainda levar em conta alguns critérios dependendo do vínculo:

  • Servidores técnico-administrativos: podem ser docentes voluntários, desde que a atividade docente não ocupe os horários previstos no seu plano de trabalho como servidor. As normas e resoluções para este caso podem ser observadas na aba Documentos.
  • Profissionais independentes: podem atuar sem maiores empecilhos, devendo apenas formalizar o Contrato de Docência Voluntária, a ser aprovado nas instâncias superiores.